QUAL É O SEU DIFERENCIAL?


Data: 15/04/2019
Tipo: Texto

Não é fácil falarmos sobre nós mesmos quando se trata de apontar pontos positivos, diferenciais, qualidades e etc., não é?

Então vou tentar te ajudar a definir seus diferenciais, entendendo que diferencial é algo que o torna diferente, positivamente, dos seus colegas (concorrentes) e, por isso, você é a melhor opção para realização de uma atividade, ou para uma contratação, ou para uma promoção e etc.

O indicador mais comum que as pessoas e empresas usam para medir diferencial é a sua formação acadêmica, possui doutorado, mestrado, especialização, línguas, certificações, outras?

Posso afirmar que existem muitos outros diferenciais que poderão ser usados por você, só tenha em mente que eles devem ser reais e passiveis de comprovação e, que o seu diferencial de hoje, poderá já não ser mais o de amanhã.

Isso indica que você deve estar sempre buscando melhorias na sua carreira, tanto na formação acadêmica como na sua experiência pessoal e profissional, observando as exigências de mercado, pois elas também sofrem mudanças.

Alguns exemplos de Diferenciais, além dos mencionados acima, são:

Experiência


Quando você diz que fez tantas vezes determinado trabalho, mostra conhecimento e passa segurança para seu cliente de que ele terá realmente aquilo que está adquirindo.


Liderança


Quando falo de liderança não quero dizer chefe, mas sim nos profissionais com espírito de liderança, independente do nível hierárquico, uma vez que profissionais com espirito de liderança conseguem mobilizar e inspirar seus colegas para realização de projetos, podendo influenciar até mesmo seus gestores, que reconhecem de longe quem realmente se engaja e está em sintonia com os valores, os objetivos e as metas da organização.


Facilidade de Adaptação e Flexibilidade


Sabe aquele profissional resistente à mudança, que morre de medo de qualquer alteração em sua rotina e que reage mal diante dos imprevistos? Esse definitivamente não é o perfil procurado pelas empresas. Na realidade, o diferencial é justamente o contrário: facilidade de adaptação e flexibilidade, desde que sem perder o foco.


Compromisso com resultados


Para conseguir se sobressair de verdade, o profissional precisa entregar resultados , por isso, o comprometimento com os objetivos e as metas é essencial como diferencial.

Mostre de forma consistente como conseguiu superar sua meta anterior, ou de que maneira economizou nos custos relacionados à sua atividade, ou qualquer outro resultado mensurável que tenha conseguido, pois isso irá ajudar muito no atingimento do seu objetivo.



É possível desenvolver diferenciais?


Sim, é muito importante saber que você pode e deve desenvolver os seus diferenciais, bastando observar o que o mercado exige e o que você pode oferecer a mais para seus clientes. Entendido isso, passo algumas dicas para ajuda-lo a desenvolver seus diferenciais:


Conheça a si mesmo


O desenvolvimento de um diferencial é, sobretudo, um processo de descoberta de si mesmo.

Conhecer-se bem é uma maneira de lidar não só consigo mesmo, mas também com os outros, descobrir os seus pontos fortes para tirar proveitos deles e os seus pontos fracos para buscar superá-los, ou pelo menos minimizá-los é a sua certeza da possibilidade da busca de conhecimento e melhoria continua.


Aprenda Algo novo todos os dias


Se você oferece mais do mesmo dificilmente irá se destacar. Para ganhar diferencial e adquirir mais habilidades, você precisa buscar diariamente seu próprio conhecimento, então entenda quais são as novas demandas do mercado, ou o que a concorrência oferece que sua empresa ainda precisa correr atrás. Não espere uma cobrança do seus superiores para se mexer ou chegar até o meio de uma crise para buscar soluções inteligentes. É preciso se antecipar!


Saia da sua zona de conforto


Quando já atua há muito tempo em uma mesma função ou empresa, é bastante comum que qualquer profissional se acomode em uma zona de conforto. O problema é que esse comodismo pode acabar se transformando em bloqueio para o crescimento profissional e, ainda pior, para a inovação. E, como você sabe, quem não inova no mercado de trabalho não se diferencia.


Busque capacitação


O conhecimento é o maior diferencial que qualquer profissional pode ter. A maioria das empresas fica mais inclinada a contratar ou promover quem tem uma especialização, um título e propriedade acadêmica para assumir responsabilidades maiores. Por isso, um profissional que se torna especialista em determinado assunto sai na frente dos demais. É preciso, portanto, investir em capacitação. Isso é diferencial!


Se gostou então CURTA, COMENTE E COMPARTILHE!

Envie sua mensagem

Outras formas para contato