CONSUMIDOR GERAÇÃO Z – ESTÁ PREPARADO?


Data: 15/07/2019
Tipo: Texto

Já há algum tempo que a tecnologia chegou e vem transformando o modo de comprar das pessoas, especialmente a geração Z, que são os nascidos entre 1992 e 2010 e a geração Y, com os nascidos em fins dos anos 70 e início dos anos 90.

Diferente da geração X que viu a internet e a tecnologia nascer, essas duas gerações, Y e Z, fazem uso alucinante desses recursos, sendo que a geração Z é também chamada de nativos digitais por estarem vivendo esta transformação na última década.

Caramba, e o que tem a ver essa tal geração X, Y Z com vendas?

Vou me focar na geração Z e a partir dela você saberá a importância de preparar o seu processo de vendas para atender esses consumidores, pois, se você e sua empresa não estiverem preparados para continuar vendendo, provavelmente irão falir.

Estima-se que em 2020 a geração Z representará 40% de todos os consumidores, então afirmo: seu negócio somente conseguirá sobreviver se você souber dialogar com essa geração, que já faz parte do mercado consumidor.

A geração Z é muito familiarizada com a Internet, com o compartilhamento de arquivos, com os smartphones, tablets, e o melhor de tudo: Estão sempre conectadas.

Estamos falando de uma geração que pode acessar o conteúdo que quiser, na hora que quiser e de onde bem entender, não sabem o que é o mundo sem a internet.

Como vender para essa geração?

Você precisa entender qual é o perfil comportamental desta geração, mas não vou me atrever a tentar explicar porque não tenho formação e conhecimento suficiente para isso, então vou somente colocar meu entendimento na visão de vendedor, pois esse é o objetivo, entender o que tenho de fazer para atingir esse público com meus produtos e serviços, certo?

Então vamos lá, vou passar abaixo alguns pontos que você precisa analisar para ter sucesso em vender para a geração Z, são eles:

1 - Aprender a se comunicar com essa geração, portanto sua empresa precisa entender e estar no mundo digital.
2 - Entender como pensam, mesmo não sendo igual a eles.
3 - Saber que essa geração valoriza a individualidade, ou seja, quer conversas personalizadas e sentir que um conteúdo foi feito exclusivamente para ele.
4 – Conhecer quem são seus influenciadores, pois prezam a comunidade e querem se sentir parte de um grupo.
5 – Saber ouvir e dialogar para criar defensores para seu produto ou serviço, eles compartilham, em alta velocidade, com seus amigos as experiências boas e ruins.

Em resumo, digo que você e sua empresa, se ainda não fazem, precisarão estar onde estes consumidores estão, como: mídias sociais, eventos, plataformas e etc., além de se aproximar deles com muitos conteúdos de qualidade, ouvindo e dialogando sempre.

Então reflita, vocês estão preparados para essa geração ou são vendedores arcaicos tentando vender para uma geração digital?

Até a próxima!

Envie sua mensagem

Outras formas para contato